segunda-feira, dezembro 27, 2004

fábrica


Algo familiar para mim. Uma fábrica. Pó e sujidade, nostalgia e alguma saudade.
Foto: serEmot

rrronnnxiiii, rrrooonxiii, eu não ressono

É agora! Agora é que vou dormir. 5 da manhã. Quero acordar dentro de 4/5 horas. ACORDEM-ME!!


Apetece-me vaguear, viajar, sair, fugir, alimentar a esperança de que tudo pode ser encontrado. Ah, este é Val Kilmer.

Festa alta

Não sei muito bem porquê mas em jantares-festa, seja de escola ou actualmente, jantares da empresa, tenho tendência para me isolar. No emprego sou dos mais divertidos, digo eu! Nestes jantares, especialmente indo muitas pessoas, isolo-me. Gosto muito de observar, e até me divirto dessa forma. Além disso, acho que tenho a tendência para ser um pouco ignorado, passar em low profile. Parece sina minha mesmo. Depois uso isso de uma forma mais confortável, em que participo ao observar, ao fazer as minhas considerações e dialogar comigo próprio. É interessante mesmo. Não quero dizer que não haja jantares onde saio mais da casca, mas é pouco vulgar, só nos mais pessoais, ou familiares, como foi o caso deste Natal, onde fui dos mais participativos e malucos, no bom sentido.

Engraçado também ver que na faculdade, em jantares de grupos grandes todos querem apanhar a bebedeira, mostrar boa conversa, estilo, fumar, rir... nos jantares de empresa, parece nada mudar. Torna-se apenas mais importante dar nas vistas em certos aspectos. O meu caso é inverso, sinto a necessidade de me ausentar, na minha exuberância e apenas, observar. Claro que o facto de não fumar, não beber e ter apetência para não ser exagerado quando não estou com amigos ajuda, mas também gosto de estar a sentir que me sinto diferente de todas aquelas pessoas. Não num sentido megalómano, de ser melhor, pelo contrário... sempre tive tendência para me sentir diferente dos outros, especialmente nas saídas à noite e nos exageros destes jantares. Tenho a tendência contrária. Até certo ponto, sinto-me mais misterioso... outras vezes sinto-me demasiado sozinho. Blahs.

Todos queremos ser aceites, de uma maneira ou de outra, por umas pessoas ou outras.

PS: Porque é que por vezes sou tão exuberante e falador, com muitas opiniões e certezas e outras vezes, sou muito tímido, reservado, escondido, calado, ou até misterioso? É algo para o qual tenho algumas pistas, mas nenhumas certezas.

PS2: O album Humanos, com a Manuela (dos Clã), o David Fonseca e o Camané, com músicas do António Variações, parece-me fabuloso.

Nada...

Porque é que neste mundo dos blogs começamos num tom tão pessoal e depois deixamo-nos arrastar para coisas nada pessoais? É o que acontece actualmente. Antes conseguia claramente contar, falar, descrever, os momentos que iam acontecendo com alguma facilidade, agora, mesmo que tenho tempo, vou mais à procura do que por no blog, do que ir buscar a mim próprio a matéria prima. Aliás, a maior inspiração está em nós próprios, digo eu. É o pessoal o mais valorativo neste meu cantinho. Expô-lo, quanto baste é a essência.

Enfim.

Amanhã vou fazer alguma coisa divertida fora de casa, pela primeira vez em alguns meses: fazer karting à Batalha!
Sinto-me bem pelo Natal ter corrido tão bem este ano. Diverti-me bastante com os meus primos, que são estupendos. Tenho uma família estranha. As discussões são pão nosso de cada dia... mas talvez por isso haja mais sinceridade, mais frontalidade em alguns aspectos. Não se omite certos desagrados, discute-se, e depois sana-se tudo com uma grande alegria.

Estou farto de me deitar tarde! Estava habituado a trabalhar há já alguns meses das 8h30 (levantava-me bem cedo que as distâncias em Lisboa são maiores) às 12h30 e depois das 13h30 às 23h30. Enfim, esse foi o período mais critico, daí ter de abdicar de um emprego - com muita TRISTEZA minha. Agora que estou nas férias de Natal não sei bem o que fazer e infelizmente as minhas piores previsões confirmaram-se! O meu metabolismo voltou ao DEITAR TARDE ACORDAR TARDEEEE. Enfim, fico desiludido por isso. Mas deito-me tão tarde sem aproveitar muito bem o tempo. Estranho. Blahs.

Destaque do dia: leitura da momentos passados (2003) do blog da Lua não sei porquê (aliás, sei) foram uma inspiração. Obrigado Lua!

É tarde, tenho de me deitar. Este meu problema do dormir até tarde já motivou uma alteração breve do meu nick no Messenger, que momentaneamente passou a ser: "aRGHHH! Acordem-me!!!". O mais engraçado é que motivou bastantes reacções! Já tive, durante bastante tempo, o nick provocativo: "Fuk u". Mas nem esse motivou tantas reacções. Enfim, vá-se lá saber. Já agora aproveito para destacar o DVD do Seven, repleto de Extras (versão Platinum - que recebi no Natal de alguém especial). Muito bom. É fantástico ver um filme inteiro com comentários de um realizador tão fantástico como David Fincher e actores tão bons como Morgan Freeman e Brad Pitt!!!

Aqui vou eu para Dream Land. É tão tarde! Tenho de conseguir acordar cedo! Tenho de acordar cedo! Cedo! Cedo! Cedooo!! Se for como nos últimos dias não vou conseguir, enfim, é mais forte do que eu. Se tivesse de ir trabalhar, lá estava eu a levantar-me. Blahs. Nada como dormir numa manhã de inverno... só é pena é os remorsos que sinto por isso, quando queria fazer tanta coisa para mudar a minha vida...

Momentos emotenses têm o patrocínio: Despertador, Acordem-me!

PS: O DVD do Seinfeld é de facto extraordinário, a melhor compra em muito tempo. Let´s talk about nothing.

sexta-feira, dezembro 24, 2004

ice woman


Mulheres nuas? Nã, é só mesmo gelo à semelhança de uma mulher. Porque é que o Natal está tão relacionado com a neve, frio? Associamos sempre a esses estados. Tudo porque o Natal foi criado no hemisfério norte, onde é inverno nesta altura, e com a perspectiva, mais tarde, que um Pai Natal viria de um recôndido Polo Norte. Pois é, mais explicações precisam-se, mas esta é a que consigo arranjar de momento.

quinta-feira, dezembro 23, 2004

árvores nevadas


Ho. Ho. Ho. Porque o Natal parece estar tão relacionado com a neve. Nada como pensar na época natalícia como o consumismo nos quis fazer pensar... algo extremamente bom onde temos de dar, dar e dar (que é como dizer comprar, comprar, comprar. Nada está perdido, tudo é encontrado, às vezes.

The U.S. Coast Guard icebreaker Neah Bay is framed by ice covered trees along the shore of Lake Erie, Dec. 20, 2004. (AP Photo/Mark Duncan)

23 Dezembro

Hoje é Quinta-feira, 23 de Dezembro, tricentésimo quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 8 dias para o final de 2004 (LUSA).

Este dia é dedicado a S.João de Kety e às Santas Vitória e Anatólia.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 26, às 15:06.

O sol nasce às 07:54 e o ocaso regista-se às 17:19.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 00:55 e às 13:16, a baixa-mar, às 06:50 e às 19:07.


Estella Warren, actriz em Planet of Apes
> Os nascidos nesta data pertencem ao signo Capricórnio, destacando-se o inventor inglês Richard Arkwright (1732), o jornalista, escritor e empresário teatral português Luís Galhardo (1874), responsável pela criação do Parque Mayer, em Lisboa, o bailarino e coreógrafo espanhol José Greco (1918), o actor norte-americano Frederic Forrest (1936), o músico Tim Hardin (1941), a actriz Estella Warren (1971) .

Nesta data, em 1832, forças francesas tomavam Antuérpia, forçando a Holanda a reconhecer a independência da Bélgica.

Em 1938, na Guerra Civil de Espanha, o general Francisco Franco iniciava a ofensiva da Catalunha. Em 1948, o antigo primeiro-ministro japonês Hideki Tojo e seis outros ministros eram executados em Tóquio, por crimes cometidos na II Guerra Mundial. Em 1954, era constituída a Siderurgia Nacional, SARL.

Em 1972, somavam-se dez mil mortos, em Manágua, pelo terramoto que afectara a Nicarágua, na véspera. Em 1973, o Xá da Pérsia anunciava o aumento para o dobro do preço do petróleo, pelos países do Golfo Pérsico. Em 1975, em Atenas, Richard Welch, chefe da CIA local, era assassinado a tiro junto à sua residência.

Em 1986, milhares de estudantes universitários chineses manifestavam-se pela democracia e liberdade. Na mesma data, após nove dias de missão, o avião experimental norte-americano Voyager era a primeira aeronave a efectuar uma volta ao mundo sem escalas e sem reabastecimento.

Em 1989, na Roménia, eram libertados todos os presos políticos, à medida que prosseguiam os combates entre opositores e forças leais ao ditador Nicolae Ceausescu. No mesmo dia, no Panamá, prosseguiam os combates entre forças norte-americanas e elementos leais a Noriega.

Em 1994, as autoridades de Singapura adiavam, para depois do Natal, a execução de Angela Mou Pui Peng, portuguesa, de etnia chinesa, condenada à morte por tráfico de droga. Em 1996, João Paulo II pedia ao embaixador da Indonésia junto da Santa Sé uma solução justa e pacífica para a questão de Timor- Leste.

Em 1999, morria o artista plástico Paulo Ferreira, 89 anos.

Em 2000, decorriam eleições antecipadas para o Parlamento da Sérvia. Em 2001, o Parlamento egípcio decidia a proibição da flagelação de prisioneiros. E, em 2002, Victor Emmanuel de Sabóia, herdeiro do trono, regressava a Itália após 56 anos no exílio.

Em 2003, o Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa, era transformado em sociedade anónima de capitais públicos. E os responsáveis pela sublevação militar de 16 de Julho, em São Tomé e Príncipe, devolviam as armas às forças governamentais do país.

domingo, dezembro 19, 2004

de madrugada


Bom dia.
A man pushes his bicycle along a street during a foggy morning in New Delhi. A thick blanket of fog over the Indian capital and some other northern regions threw air, rail and road traffic into disarray.(AFP/File

o olhar do natal


Uma rapariga olha para a árvore de Natal na Foresta Encantada do Pai Natal de Miami.
Foto: REUTERS/Carlos Barria

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Natal no Rossio


É Natal no Rossio! Que belo efeito de luzes! Mais bonito ao vivo, sem dúvida. As paredes das casas que circundam a praça estão repletas de pequenas luzes que piscam sincronizadamente. No meio existe esta peça fantástica que há noite cria um efeito mágico, próprio da época.

terça-feira, dezembro 14, 2004

Maria Rita!



Maria Rita no Atlântico. Sempre bonita, apesar de ter sido mãe recentemente. Com uma voz doce e muito agradável, um grande par de mamas e alguma gordura, que no caso dela é formusura. Mexe-se muito bem, está sempre a dançar com um estilo muito pessoal. Engraçado estar no palco descalça. MUITO BOM!

quarta-feira, dezembro 08, 2004

out there


Hoje nem tudo está perdido, ou estará?

No meio de alguma turbulência na nossa vida. De alguns dias e semanas mais complicados, surge um dia que é diferente. Podemos trabalhar das 8h30 às 23h30, mas chegado o dia em que temos uma tarde livre, e em que podemos escolher o nosso destino, o que fazemos?

Hoje foi dia de a partir das 13h decidir o que fazer a seguir. É algo a que já não estava habituado. Por norma têm sido as circunstâncias que decidem por mim, por completo. Hoje fui eu. Começou com uma longa conversa no sitio que irei abandonar, com uma enorme pena minha! Prolongou-se por alguns telefonemas para resolver, ou ficar mais informado, sobre um problema de transporte que tenho. E...

FUI AO CINEMA. Já não ia há bastante tempo. Sem ser em trabalho há pelo menos um mês, o que para mim é muito pouco habitual. Ainda há uns tempos o normal era ir todas as semanas. Não foi propriamente um filme interessante ou cativante, mas serviu o propósito, entreteu. O Diário de Bridget Jones, parte dois - era o filme. Depois de mais de uma hora no trânsito da hora de ponta, que fiquei a conhecer da pior forma, acabei por jantar e ir à antestreia do filme National Treasure - O Tesouro, com o Nicolas Cage. Entreteu também, apesar de ser mais elaborado não é muito mais interessante. No final do dia diferente em dias de complicação sobra um pensamento. Continuo a sentir o mesmo desconforto. Algo falta. Não é preciso ser mais, basta ser melhor para mim. A minha vida não é esta, não pode ser. Eu é que ando a alugar uma vida diferente durante uns tempos. I´ll BE BACK! (i hope)

sábado, dezembro 04, 2004

fazer sentido, ou não


Conduzir a vida... nem sempre faz sentido...

Nada faz mais sentido do que não fazer sentido nenhum. Aliás, o que será fazer sentido? Há o sentido comunitário, ou de uma sociedade em particular, mas o sentido acaba por ser bem mais pessoal. Quer-se queira quer não, não fazer sentido algum até que FAZ ALGUM SENTIDO. Ora, porquê? Vejamos: estamos perante uma situação dificil nas nossas vidas, algo que condiciona totalmente o nosso modo de vida até um certo momento - - - agora, porquê é que pode fazer mais sentido, esta situação aparentemente sem sentido?

Exactamente porque nem sempre tomamos as opções de vida que nos enriquecem mais, que nos tornam mais vivos, mais despertos para o que são as nossas vontades e desejos mais íntimos. Talvez, e apenas talvez, se nos acontecer algo totalmente sem sentido, que muda as nossas vidas, da forma como era, que nos abana completamente e até magoa, podemos arriscar mais, ser mais audazes nos nossos desejos. Ou pelo menos devíamos. A verdade é que como seres humanos queixamo-nos muito. Só que quando acontece o inesperado, o pior, conseguimos aguentar com mais do que julgávamos. Claro que nos invade alguma tristeza, mas pode resultar num «acordar» de paixões, desejos e vontade de arriscar. Comigo, espero que consiga que seja assim. Se não for? Cá continuarei aquilo que não terminei.

quinta-feira, dezembro 02, 2004

ba´s



Bryan Adams, que estará em Portugal a 30 de Janeiro, actua nesta foto na Suíça, em Basel, esta noite... 2 Dezembro. Mr. Badams will soon rock Portugal.

Novidade Tinha ouvido num o proprio Bryan Adams dizer no final de Outubro, num chat que frequento, que estava em negociacoes para vir a Albufeira na passagem de ano dar um concerto, tive a confirmacao esta semana que vai-se mesmo realizar em Albufeira esse concerto no ultimo dia do ano. Num mes dois concertos, em grande...