quarta-feira, março 24, 2004

José Saramago e Carlos Vaz Marques

Que delícia de fim de tarde desta quarta-feira. José Saramago, num discurso menos comunista do que eu previa fala do seu novo romance - que parece bastante apelativo - e claro, do terrorismo e sociedade actual. A perspectiva deste homem é fascinante. Perguntas sucessivas demonstram o pensamento intrigante do prémio Nobel português. Um homem que acha que com a idade ficou com mais dúvidas... normal diria eu... pelo menos para mim. O facto da vida parecer mais estável do que em criança é, ao nível da dúvidas um engodo... simplesmente há a tendência para adormecermos essas dúvidas que se apilham de ano para ano.
Enfim... bela conversa entre Carlos Vaz Marques e José Saramago... dá gosto! Existe sempre aqui aquela ponta de maior contentamento por conhecer Carlos Vaz Marques... dá para imaginá-lo a questionar Saramago - no seu estilo interessado, inquieto, curioso e um pouco desajeitado -, a tentar perceber e dar-nos a perceber a pessoa e as suas opiniões mais interessantes. Tira-lhe o sumo. Gosto destas entrevistas que não são apenas perguntas feitas anteriormente e seguidas à risca. Uma resposta abre um novo leque de questões, que têm de ser feitas... têm de ser percebidas... e tem de ser imediatas, curiosas... é nisso que o jornalista da TSF é especialista, na minha opinião.

Citações de Saramago nesta entrevista:
"Não sou eu que sou pessimista é o mundo que é péssimo!"
"Eu creio que vejo o mundo como ele é... não ando há procura de falsos optimismos."
"Eu tenho tudo, desde a saúde, à saúde financeira, ao prémio Nobel... mas não me fechei em muralhas..."
"Não consigo perceber porque o mundo não é mais feliz"
"Somos enganados todos os dias, e o pior é que nos habituamos a ser enganados."
"Este livro serve para dizer que não aceito o engano, quero dizer: não nos enganem!"
"Este livro é para desossegar"
"Estou a pedir à pessoas que pensem"
"Não estou contra a democracia"

Todo este sumo bem espremido por Carlos Vaz Marques... e mais. Mas isso só daqui a um dia ou dois é que dá para voltar a ouvir no belo histórico do programa Pessoal e Transmissível - do melhor que existe na rede portuguesa. É um privilégio ter acesso a esses ficheiros de entrevistas (ou conversas de final de tarde).

A sugestão para a entrevista da TSF é a seguinte:

"José Saramago na TSF
José Saramago prometeu «uma polémica dos diabos». O Ensaio sobre a Lucidez chega esta semana às livrarias e a primeira entrevista sobre o novo romance do prémio Nobel português é esta quarta-feira, ao fim da tarde, com Carlos Vaz Marques."