segunda-feira, agosto 04, 2003

Imagine no fires

"As temperaturas vão voltar a subir na
quarta-feira e manter-se altas até sexta-feira o que, com a baixa
humidade e continuação dos ventos leste, constituirão um "cocktail"
explosivo que favorece a eclosão de incêndios e dificulta o seu
combate. " - 2003-08-04
______________________________________________________

Pois é.
A noite de ontem foi lixada. No caminho para Lisboa vi um incêndio mesmo perto da auto estrada, havia já bombeiros a tentar extinguir aquela força da natureza. Na escuridão da noite aquela zona a arder era magnânime, a luz que irradiava das chamas era tremendamente chocante. Chocou-me porque pensei que estava perto, que realmente o país estava a arder, de certa forma não literal, mas que isso é grave e tinha menosprezado por apenas ver e ouvir pela RTP ou pela TSF, respectivamente. Chocou-me porque apesar de não ser grave, aquele fogo ali, pôs-me de certa forma em contacto com a realidade.

Vamos apagar o fogo! Onde quer que ele se encontre.
Não sou ecologista por natureza (esta soa bem...), mas preocupa-me tanta floresta destruída.
Outro sentimento que me passou pela massa cinzenta (ou com tonalidade acinzentada) foi de PROFUNDA REVOLTA!!! :
revolta de ver aquela situação de fogo e pensar que era bem possível ter sido alguém propositadamente!

Na minha mente imaginei logo o que podia ser um velhote de aldeia (ou não), que queria fazer parte das notícias incendiárias... ou então um jovem tanso que também queria participar na estupidez mediática, quem sabe... podia ser um bronco do Big Brother (nos seus tempos antes Big Brother). Claro que os tansos e broncos existem na aldeia e na cidade. Irritou-me porque senti a revolta dos mais prejudicados com esta situação, verem tudo o que possuem, muitas vezes a vida, desaparecer apenas porque um outro ser humano pouco consciente decidiu ser destruidor (pensando ter piada, ou assim ser mais do que é).

Enfim... a vida deixa-nos perplexos... é caso para pensar em Lennon:

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine all the people
Sharing all the world...

You may say Im a dreamer,
but Im not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one.
____________________________________________________________
[passaram-se 22 anos desde a morte de Lennon - 1981 - ele imaginou, mas a verdade é que o mundo não vive como ele queria... nem viverá, digo eu... apesar de utopia... era bom se fosse possí­vel realizá-la, mas não é.
A velha máxima de: "tu podes mudar o mundo, outros se seguirão" parece ainda não dar resultado, acho que quem fez as máximas tem razão até certo ponto... é que existem 6 biliões de pessoas neste planeta...
lamento, não me parece ir mudar muito para melhor, pelo menos não no caminho da utopia. Mas o pouco que se vai mudando também já vale a pena, verdade. Será que o Beckham pode mudar o mundo? (cenas dos próximos capí­tulos, que este vai longo).]
Lembras os saltos por cima da fogueira junto à  escola de equitação? via-se o céu e o infinito, acreditavas nas utopias da mente porque elas podiam realizar-se.
não esqueças