domingo, maio 09, 2004

Aqui deixo um artigo do Adelino Gomes que há uns anos atrás não teria o sentido para mim, que tem neste momento. A rádio tem muitas qualidades e a nível informativo, hoje em dia (na minha opinião), supera a televisão em muito e para isso deixo o exemplo da TSF, uma rádio que está no meu coração, apesar de não ter conseguido ficar por lá...

A paixão da rádio. [Algo que tenho desde há 3 anos para cá]

In Público
OUVIDO
Por ADELINO GOMES
Domingo, 09 de Maio de 2004

O elogio da Rádio

"No meu prédio moravam duas primas minhas com quem brincava aos programas de rádio", conta Teresa Salgueiro numa entrevista, esta semana, à revista "Única" do semanário "Expresso". O que impressiona nesta e noutras memórias radiofónicas da voz dos Madredeus é que elas remetem para um tempo relativamente próximo. Teresa tem 35 anos. A sua infância e adolescência decorreram num tempo em que a televisão se tinha instalado já, de armas e bagagens, nos hábitos e consumo e na cultura de massas em Portugal. Apesar disso, como estas declarações parecem indicar, a rádio não deixou de alimentar o imaginário do ouvinte.

Num tempo em que se multiplicam os gritos de alerta face à deriva informativa das televisões, vale a pena constatar, por outro lado, que a concorrência, tantas vezes apontada como a causa da degradação dos telejornais, não provocou abaixamento significativo na qualidade dos noticiários da rádio.

Recebida com entusiasmo nos anos 20/30, porque iria democratizar o conhecimento e a participação dos cidadãos na vida pública (iria emitir mas também receber, fazer falar o ouvinte, pondo-o em relação com os outros, previa Bertold Brecht), a rádio nunca cumpriu a utopia do dramaturgo alemão.

Mas não deixa de surgir hoje, quiçá inesperadamente, como refúgio retemperador contra o massacre (massagem) de mensagens sobre os destinatários.

E os que a usam como contraponto ao totalitarismo televisivo tendem a concordar com aquele publicitário norte-americano, Bob Schulberg, citado pelo académico brasileiro Eduardo Meditsch ("A Rádio na Era da Informação", Minerva, 1999): "Se a televisão tivesse sido inventada antes, a chegada da radiodifusão teria feito as pessoas pensarem: 'Que maravilhoso (...). É como a televisão, só que nem é preciso olhar!"...