terça-feira, maio 11, 2004

Curiosidades da Semana



--Todos os anos, 9 milhões de toneladas de sal (mais de 10% da produção mundial), são gastos nas auto-estradas dos EUA para derreter o gelo.

--A menor mulher do mundo nasceu na China em 1968. Chama-se Chia Juan Quan, tem 67 cm de altura e pesa 9kg. Durante a sua infância, a mãe levava-a no bolso para ela não ser comida por ratazanas! (???)

--O maior número de pessoas que assistiu a um jogo de futebol foi de 199.854 durante o jogo Brasil x Uruguai na final do Campeonato do Mundo no estádio Maracanã, Rio de Janeiro, a 16 de Julho de 1950.

--Até à descoberta da América, os europeus acreditavam que só haviam três continentes, Europa, Ásia e África. Para eles, as Colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos) fechando o Mediterrâneo, eram a fronteira de um abismo de águas, o Mar das Tormentas, povoado por grandes monstros. [Daí o Cabo das Tormentas, baptizado pelos navegadores portugueses que o atravessaram]

--A obra literária mais extensa do mundo é uma espécie de Bíblia da doutrina budista, tal como é praticada no Tibete. Compõe-se de duas partes: o Kandjur, que contém os preceitos em 108 volumes de mil páginas cada um; e o Tandjur, a interpretação desses preceitos, que se estende por mais 225 volumes.

--O ataque da NATO à Sérvia em 1999 (guerra do Kosovo) matou mais animais do que pessoas. As armas "inteligentes", tais como os mísseis Tomahawk são capazes de acertar numa mosca a mais de 300km. Mas apenas 2 dos 13 mísseis lançados na guerra alcançaram o seu objectivo. Um desses mísseis desviou-se alguns quilómetros do alvo e fez uma razia à casa de um agricultor, atravessou uns arbustos e explodiu na sua horta, matando 7 ovelhas, uma cabra e uma vaca. O agricultor ficou com o cone do míssil como recordação.

--Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sanguíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.