sexta-feira, julho 09, 2004

Depois da caça ao tesouro, caça ao quadro...


Um quadro tão pequeno... que na altura em que foi pintado pouco valor tinha. Hoje o dinheiro que pagaram para o adquirir é uma fortuna que muito poucos têm acesso. Porquê? Algo fascinante... o dinheiro, desvalorização e valorização da arte. Este quadro, "Young Woman Seated at the Virginals", durante muito tempo não foi considerado "um Vermeer", mas sim imitação. Agora é um Vermeer "autêntico", signifique o significar. Vermeer deve estar muito contente (ou não). A sua paixão por pintar jovens camponesas é procurada por muitos que pagam milhões pelas suas pinturas.

Neste contexto parece-me adequado dedicar-me à procura de quadros escondidos e perdidos de grandes pintores, ou semi grandes pintores (para haver menos concorrência). Rende mesmo!! Aliás, bastava encontrar um dessas preciosidades - dessas que se encontram enterradas, em palheiros velhos, nalguma arca de alguma familia camponesa (numa aldeira recôndida europeia) que nunca deu importância suficiente sequer para por na parede como decoração - para viver o resto da vida muito bem qa nível financeiro.

Pois é. Depois da caça ao tesouro no tempo dos piratas. Da corrida ao ouro, do final do século XIX. Surge... a caça ao quadro de algum triste e pobre pintor de alguns anos atrás, que estimulou algumas pessoas passadas décadas ou séculos depois de ter pintado obras que hoje se transformaram em fortunas incalculáveis.

Estou convencido. Encontrei uma nova profissão...

in Diário Digital:
Um quadro do mestre holandês Johannes Vermeer foi leiloado por 24,3 milhões de euros. A pintura intitulada «Jovem Sentada ao Virginal» tinha uma base de licitação de 4,5 milhões de euros, informou quarta-feira a casa de leilões Sotheby`s.

Esta foi a primeira obra de Vermeer a ser leiloada desde 1921.
«Jovem Sentada ao Virginal» é uma das obras mais polémicas do pintor, com muitos especialistas a terem, durante largos anos, duvidado da autoria do quadro. No entanto, exaustivos testes periciais garantiram a autenticidade da obra.