terça-feira, julho 20, 2004

Marte e Antárctica unidas por um meteorito

O que é que Marte e a Antárctica têm em comum?

Esta é uma imagem [lançado ontem pela NASA e sem data] de uma amostra de um meteorito encontrado na Antárctica, no Polo Sul. Enquanto rôbos procuram em Marte pistas sobre a história do planeta "vermelho", cientistas norte-americanos encontraram uma pedro vinda do planeta no terreno inóspita da Antárctica que muito provavelmente terá caído na Terra à cerca 11 milhões de anos atrás. Os espécimen, classificado como "nakhlite", foi descoberto em Dezembro pelo programa norte-americano de Pesquisa de Meteoritos na Antárctica (ANSMET) num campo gelado a 750 km do Pólo Sul, disse ontem (20 de Julho) a NASA.

Em Marte o panorama é este, visto de longe. 


Fascina-me o universo. Apetece-me dizer: Não estamos sozinhos, existem outros seres no universo, provavelmente tão ou mais inteligentes do que nós.
Apetece-me também dizer: Eles andam aí... pelo universo a fora, pelo menos. Milhões de planetas na nossa galáxia (estamos numa ponta muito ínfima), milhões de sistemas, como o sistema solar na nossa galáxia. Depois existem milhares de galáxias conhecidas, que têm milhões de planetas. Tudo o que façamos na Terra ou no sistema solar é ínfimo comparado com este UNIVERSO. O mundo não é só o planeta Terra. Esse é apenas o nosso mundo. Não. Não quero menosprezar seja o que for do que se faça, apenas gosto de pôr as coisas numa perspectiva diferente da do dia a dia. Bemvindos ao mundo, ao meu mundinho.

Em Marte, no terreno mesmo.
 
Vamos a Marte? Nã, preferia ir à Galáxia mais próxima... (isto é o que se chama não ter limites nos horizontes das pretenções).
 
Hubble showcase