sábado, julho 24, 2004

Homem Aranha mudou-se para o campo


O que seria do Homem Aranha se vivesse no campo?
Aqueles saltos espectaculares com voos de teia em teia teriam um sentido totalmente diferente. Onde estariam os edifícios para a teia se agarrar? Onde estariam as potencialidades deste homem com capacidades anormais?

Pois é. Somos todos assim. O homem aranha é claramente um rapaz do meio urbano. Galinhas, porcos, vacas e vida camponesa não parece compatível. Uhmmmm. Gostava de ver o homem aranha no campo. A cultivar os seus tomates e alfaces. Com boné na cabeça e a utilizar as teias para impedir que os bichos se aproximem do cultivo. Os superheróis que criamos para podermos ver como poderia ser aquilo que não somos e pensamos que queriamos ser são inspiradores, mas também uma pequena fraude.

Tal como o filme do Homem Aranha que acabei de ver hoje. O mito dos superheróis é muito semelhante ao mito do Star System, criado no mundo imaginário dos Estados Unidos, "The Land of the Dreams, Home of the Brave". A verdade é muito mais crua do que isso... a verdade não existe, mas se existisse estaria bem longe de alguns dos conceitos americanos, como neste filme.

Como contraponto: outro filme... AMERICANO. "Farenheit 9/11". Uma viagem com traços que também poderão sair do real, mas que dão uma perspectiva diferente dos EUA. "THE LAND OF THE DREAMS, HOME OF THE BRAVES" é pode ser particulamente triste deprimente, corrupta, magnífica, fútil, desinteressante e com políticos que não olham a dinheiros para atingir glorificação perpétua e vitória a todo o custo.
Por isso acho que o verdadeiro Homem Aranha está chatiado!! Triste!! Não anda com uma bandeira americana em cada canto. Mas reformou-se e foi para o campo. Levou a sua Mary Jane, com quem tem discussões habituais e deixou a vida de superherói para os filmes, aqueles que nos fazem sonhar e ir mais longe do que a vida nos permitiu. Mas ver um filme como Homem Aranha deixa a desejar nesse aspecto... gosto de ser bem "enganado" por um bom filme, mas não foi o caso. Não é que não haja coisas agradáveis, existem pois... este tipo de cinema mostra sempre coisas bonitas, pessoas bonitas e ideias... que neste caso não resultam, na sua maior parte.

Já o novo filme de Harry Potter, realizado por Alfonso Cuáron - (excelente) realizador de Great Expectations  - se for como os anteriores pode inspirar verdadeiramente. So I hope.


Farenheit 9/11. Um filme que entrou para o "circo" mediático, onde estavam as forças que queriam combater, ficaram ao mesmo nível. Michael Moore é...  a força do contra.