quarta-feira, setembro 01, 2004

Descobertos dois novos planetas semelhantes à Terra


Astrónomos acreditam existir planetas extra-solares iguais ao nosso. Estes descobertos são os mais pequenos de sempre, excluindo com a Terra - os mais pequenos também são dificeis de localizar no espaço celeste.

[Quando um português descobre o primeiro planeta mais parecido com a Terra, com superfície rochosa e não gasosa (que tem menos hipóteses de ter vida), vêm os americanos (quem mais...) e descobrem logo dois, neste caso a 35 anos-luz e gravitam em redor da estrela 55 Cancri. Mas a descoberta do grupo europeu parece mais credível, digo eu...]

Astrónomos norte-americanos descobriram dois novos planetas fora do nosso sistema solar, com uma massa muito pouco densa, equiparável à de Neptuno. Terão, por isso, uma densidade 15 a 20 vezes superior à Terra, mas de tamanho pouco superior, o que leva os cientistas a acreditar que existem planetas extra-solares iguais ao nosso.

"Descobrimos dois planetas com uma massa 15 a 20 vezes superiores à da Terra" e com "diâmetros comparáveis ao da Terra", anunciou ontem um dos autores da descoberta, Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, em conferência de imprensa organizada pela NASA.

Os dois planetas "estão em órbita em redor de estrelas que se encontram a apenas 35 anos-luz" da Terra, acrescentou o astrónomo norte-americano que trabalhou em conjunto com Barbara McArthur, da Universidade de Texas.

Um dos dois planetas orbita em redor da estrela 55 Cancri, astro que se sabe "albergar" outros três gigantes planetas gasosos, que se encontram a 41 anos-luz, na constelação de Caranguejo. Este planeta recém descoberto tem uma massa 18 vezes superior à da Terra.

Quanto ao segundo, descreve uma órbita em redor da estrela Gliese 436, a 30 anos-luz da Terra, na constelação de Leão, e tem uma massa cerca de 20 vezes superior à da Terra.

"Com estes dois planetas, estamos prontos para a próxima etapa, ou seja, descobrir planetas que tenham massa idêntica à da Terra", afirmou Geoffrey Marcy, acrescentando que, no entanto, "estes são muito difíceis de detectar".
in SicOnline