sexta-feira, setembro 10, 2004

Welcome to Portugal, land of the goodness, kindom of badness



A imagem do dia: Um carro da PSP, parado no meio de uma avenida em Lisboa com o triângulo a sinalizar os outros condutores e o capô levantado, onde um polícia tentava por o seu carro, aquele com as sirenes e tudo, a funcionar. O lamento: não levava a minha máquina digital para eternizar o momento. A comparação: nos EUA normalmente os carros da polícia param por perseguições que resultam mal, por agressões de alguma revolta ou algo do género. Em Portugal basta sair para a rua e o carro pode muito bem empanar. Se alguém cometesse uma irregularidade de trânsito mesmo em frente àquele policia, ele só podia mesmo tentar ver a matricula, se conseguisse...

Oh well...

Centro de Saúde da Alameda
Já agora aproveito para retratar o que uma pessoa em Lisboa pode ter que ultrapassar.
Para já deveria de haver um mini curso para que qualquer português possa saber como utilizar os serviços de saúde. É que não basta ir a um centro de saúde mais perto e dizer: "estou muito doente". Nã... isso não serve. Alguém nos pergunta: "Está cá registado?". Ao que respondo: "vivo cá, mas sou das Caldas da Rainha, mas tenho cartão da caixa". A resposta da pouco simpática secretária: "então não ou tem um comprovativo de morada daqui, ou não vai ser atendido". A minha inocente questão: "Serve alguma carta oficial, ou assim?". A inocente resposta da senhora: "não. Tem de ter um documento oficial. Por isso não pode estar aqui". A minha insistência: "Mas e se eu estivesse mesmo com algo muito grave?". A resposta cordial da senhora: "As urgências são lá para a noite [isto quando são 11h da manhã]". Uhmmm. Ao que eu pergunto novamente: "isso quer dizer que tenho de ir a um hospital, é isso?". A resposta mais uma vez cordial, para alguém que quase que não conseguia falar de rouquidão: "Boa viagem! [com ironia]". E depois ainda dizem que a nossa qualidade de vida é má... nada disso, melhor do que isto não há. Aliás, só nos EUA é que o sistema de seguros é capaz de ser pior, para quem não tem seguros.


Hospital S. José
Ah, depois de uma viagem à procura do Hospital S. José, lá encontrei. Fui muito bem atendido, rapidamente e com profissionalismo. Até me desejaram as melhoras, estaria no mesmo país??? Pois é. Num local onde há doentes mesmo à porta da morte, com situações bem graves e vindos de todos os locais desejam-me as melhoras e tratam-me com cuidado. Num local onde os doentes são os velhotes das redondezas que aparecem lá todos os dias e que não há um doente sequer com uma situação minimamente grave somos tratados como cães abandonados (alguns, porque há cães abandonados que são melhor tratados)... uhmmm.