sexta-feira, março 30, 2007

corte e costura

A senhora que me corta o cabelo está constantemente a falar no que se passa nas notícias. Curiosamente é de futebol. Sem pronunciar uma única palavra - ou não estivesse no meu estado zen de corte de cabelo e também não tivesse nada para lhe dizer - sorrio apenas, para tentar manter alguma simpatia (ou não estivesse com objectos cortantes colados à minha cabeça). "Estes portistas falam muito, mas deviam era de perder, para ver o que era bom para a tosse", diz a senhora sobre Jesualdo Ferreira, ignorando o facto de que ele até é um benfiquista. Mais uns momentos de silêncio dourado e volta à carga, sobre as claques portistas chegarem a Lisboa: "Deviam [a polícia] era de os matar todos quando eles chegassem cá abaixo, só estragam o futebol", disse, em mais uma tirada inspirada. Correspondi com mais um sorriso, este mais estrangulado, ou não estivesse com a faca de barbear (das antigas), junto às patilhas e orelha. Deve ter percebido que aquele rapaz quase sem cabelo não estava para aí virado, já que palavras foram coisas que não sairam de mim.

PS: porque é que quando começamos a perder cabelo, quem está no cabeleireiro ou barbeiro, especialmente algumas pessoas, olha sempre com uma certa pena? é um pouco irritante, devo dizer. Não me dói nada perder cabelo. Só tira autoconfiança, acho. Mas isso pode-se combater - uns conseguem-no bem melhor do que outro (são esses os carecas que elas gostam mais).